8 de março de 2012

Os Princípios do Taekwondo.


Os princípios em que se baseia o Taekwondo não são regras a serem seguidas pelos alunos dentro da academia, mas sim uma filosofia de vida que se destina a tornar os praticantes pessoas educadas, honestas, fortes e determinadas.

Segundo a história do Taekwondo, o Reino de Silla, menor dos três reinos que formavam a atual Korea sentindo-se acuado para defender o seu povo convocou os jovens da aristocracia a formarem um grupo de elite. Estes jovens foram treinados sob uma rígida disciplina militar  com o objetivo de tornarem-se os senhores da guerra, este grupo recebeu o nome de HWARANG (irmão maior).

O treinamento a que eram submetidos era árduo e impiedoso, dando-lhes condições físicas insuperáveis, no entanto a estes homens faltava a disciplina de seu espírito, para que se tornassem verdadeiros guerreiros e não assassinos a mando de seu Rei, e por isto lhes foi imposto um rígido código de honra cujos princípios deram origem a sua filosofia, e aos princípios do Taekwondo que temos hoje, estes princípios eram:

1. Lealdade ao Rei;
2. Obediência aos Pais;
3. Lealdade para com os amigos;
4. Nunca recuar perante o inimigo;
5. Só matar quando não houver alternativa.


Estes princípios deram-lhes a têmpera do guerreiro e a justiça dos sábios, dando-lhes enfim uma formação completa, estava surgindo assim o Hwarang Do (O caminho do irmão maior). 

Os princípios do Taekwondo: 

CORTESIA

Cortesia significa respeito, educação, simpatia. É mais do que um princípio do Taekwondo, é um princípio de vida, que deve estar sempre presente nas relações do praticante para com os outros. 

Ser cortês significa buscar a todo momento respeitar  o próximo, ser modesto, humano e delicado, e sempre mostrar interesse pelo bem-estar dos outros. 

Muitas vezes a cortesia está presente se, ao fazermos algo, nos preocuparmos em não prejudicar terceiros com essa ação. Este tipo de comportamento deve propagar-se não só nas relações Praticante - Professor - Mestre, mas também na relação com todos aqueles com os quais o praticante se relaciona, direta ou indiretamente.

A Cortesia deveria estar presente na atitude diária de todos os seres humanos,  mas infelizmente é cada vez mais rara nas relações sociais modernas.

No TAEKWONDO a cortesia é trabalhada diariamente e seus praticantes se tornam pessoas meigas e amáveis para com todos.

INTEGRIDADE

Ser integro é ser honesto. É não mentir. 

É dizer as nossas opiniões mesmo que estas sejam contra a maioria. Jamais devemos abrir mão  dos nossos princípios em função de outros interesses, e  fazer no dia a dia aquilo que está correto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas ações.

É necessário que o praticante se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo uma autocrítica constante e severa, para analisar as suas ações, avaliando se estas estão corretas dentro do grupo em que este se insere.

Apenas quando o praticante conhecer a si próprio, apontando sem medo os seus defeitos, conseguirá assumir seus erros e superá-los trabalhando para que estes não voltem a acontecer. Desta forma poderá agir com integridade dentro do grupo e da comunidade onde se insere.

Saber viver em sociedade e saber agir corretamente dentro de um grupo é uma qualidade que se desenvolve primariamente nas aulas de Taekwondo."

PERSEVERANÇA

Força de vontade é sem dúvida uma grande fonte de energia que um praticante de TAEKWONDO desenvolve. O praticante é treinado desde o início a sempre dizer “vou conseguir mais”, superando a cada dia seus limites e dificuldades. 

O praticante é estimulado enxergar em cada dificuldade uma oportunidade de dar o melhor que existe em si com a certeza que deste modo conseguirá evoluir.

As dificuldades que a moderna vida em sociedade nos impõe tornam determinante a qualidade da perseverança, pois apenas com força de vontade e determinação se consegue ultrapassar as barreiras e obstáculos, necessários para atingir o sucesso pessoal.

AUTO CONTROLE

A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar. 

O praticante de Taekwondo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reação de acordo com a necessidade de cada momento.

Muito além do controle físico deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, atuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.

O combate ajuda o praticante a controlar o pior inimigo do ser humano, o sentimento de raiva, pois aquele que deixa a raiva conduzir suas ações, geralmente se arrepende.

O praticante de Taekwondo com o treino e com o combate aprende que se não controlar a sua raiva e demais emoções será facilmente derrotado por seu oponente. 

E assim é a vida. Atitudes tomadas em momentos de fúria descontrolada, além de serem motivo de arrependimento, muitas vezes causam danos físicos, morais e psicológicos irreversíveis à própria pessoa e/ou a terceiros.

ESPÍRITO INDOMÁVEL

Devemos sempre querer mais. Mais cultura, mais amizades, mais TAEKWONDO. 

Nunca devemos nos contentar com o que já aprendemos ou pensamos sabemos, pois assim estamos limitando o nosso conhecimento.

Devemos sim usar os conhecimentos já adquiridos para ultrapassar maiores desafios e maiores dificuldades, isso aumenta a nossa auto-estima e torna o nosso espírito cada vez mais forte.

O praticante deve desenvolver o seu espírito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objetivos.

Uma pessoa com um espírito forte em qualquer circunstância luta até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida, sem hesitações ou receios. 

Nada conseguirá vencer um praticante de Taekwondo com um espírito determinado a vencer. No entanto, deverá tomar sempre as opções corretas não usando esta capacidade para prejudicar terceiros.

O conteúdo desta postagem fará parte da página Taekwondo deste Blog.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário