6 de abril de 2011

Porque é tão importante tomar água durante as atividades físicas.



Vou abordar alguns problemas do meu conhecimento que uma hidratação inadequada ocasiona, principalmente em praticantes de uma atividade física de alta intensidade como o Taekwondo e Jiu – Jitsu.

Devemos sempre lembrar que a água compõe cerca de 70% do nosso corpo, estando presente em todas as secreções e excreções como lágrima, saliva, suor, urina, fezes, nas articulações do corpo funciona como lubrificante, no sistema respiratório, no sistema digestivo, no plasma sanguíneo é quem penetra nas células levando o açúcar (glicose) que é o combustível para as nossas atividades diárias.

Todos os seres humanos devem incluir em sua rotina o hábito de ingerir no mínimo oito copos de água diariamente ou o equivalente a 2 litros por dia. Tomando água você pode emagrecer, melhorar o funcionamento do intestino e a coordenação motora, combater resfriados e alergias respiratórias, eliminar a chance de doenças renais, ajudar na absorção de vitaminas e sais minerais.

No caso da prática de atividades físicas, como o Taekwondo e Jiu Jitsu,  consome-se mais energia, então o sangue precisa fluir rápido e em grande volume levando a Glicose para os músculos. Porém a atividade física aumenta a temperatura corporal, e o nosso sistema de refrigeração entra em ação e a transpiração se torna abundante, fazendo com que o corpo perca água e sais minerais. Com tudo isso o volume do sangue diminui, pois a água sai pelo suor.

Então se não o atleta não repõe esta perda de líquidos, durante a prática esportiva fica sujeito a alguns problemas que conforme descrevo abaixo abaixo.

Felizmente o corpo humano é uma máquina perfeita, e como toda máquina possui diversos sistemas de alarme que são sintomas que alertam sobre a falta de água, antes que ocorra um mal maior, vejamos.

·         Sede,
·         Cansaço,
·         Tonteira,
·         Distúrbios visuais,
·         Alteração na freqüência cardíaca, entre outros, são alguns dos sistemas de alerta do corpo.

Quando sentimos sede sabemos que devemos tomar água, o corpo dá o alarme, (ESTOU ME DESIDRATAANDO, TOME ÁGUA) porém a sede é sinal que o processo de desidratação já começou,  por isso para uma boa e correta hidratação devemos ingerir líquidos antes, durante e depois do treino ou da aula.
As pessoas que não se hidratam corretamente além de ter um rendimento abaixo do seu potencial, normalmente apresentam problemas bastante conhecidos como cãibras, exaustão física, diminuição do tempo de reação a um ataque do adversário, o que no caso do Taekwondo pode ser extremamente perigoso, para os faixas pretas.
A Cãibra - Uma contração muscular involuntária muito dolorosa. A causa pode vir além do o excesso de atividade muscular, também da desidratação, com a perda de excessiva de eletrólitos e outros sais minerais, principalmente nos dias de muito calor. Pode ocorrer também nos destreinados e afoitos que se aventuram naquelas "peladinhas" de fim de semana e resolvem querer "tirar o atraso". Alguns alunos, por serem praticantes de outras modalidades esportivas têm a falsa idéia de que podem "entrar de sola" por estar acostumado a "malhar". Ledo engano. Se for estreante na atividade deve seguir todas as recomendações preventivas dos profissionais porque o ato motor é diferente.
As cãibras geralmente acontecem nos músculos das extremidades, como por exemplo na panturrilha (batata das pernas).
A Exaustão – Pernas pesadas, o aluno sente dificuldade para realizar um movimento que lhe peculiar, a simples tarefa de realizar um chute simples exige um esforço além do normal. Pode ocorrer também pulso fraco, queda da Pressão Arterial na posição de pé, dor de cabeça, vertigem, fraqueza generalizada e temperatura corporal acima de 40º C, que pode acarretar até mesmo convulsões.
Evitar todos esses problemas não basta apenas beber água. É preciso saber como, quando e quanto. Aí vão as recomendações mais aceitas.

· Comece 24 horas antes a ingerir líquidos sem exageros. Quando estiver urinando várias vezes com uma coloração mais clara "está no ponto".

· No espaço de duas horas antes, beba em torno de meio litro de água ou isotônico.

· Vinte minutos antes um copo de líquido vai muito bem para "completar o tanque".

· Durante a atividade de 15 em 15 minutos beba um copo.

· Beber apenas água pode ser desestimulante. As bebidas esportivas geralmente são bem aceitas e o sabor deve ser de acordo com a preferência pessoal de cada aluno.

· A temperatura dos líquidos devem ficar em torno de 15 a 20º C
· Depois da atividade continue a hidratar-se. Uma boa prática é pesar-se antes e depois. A diferença na balança reflete o mínimo de líquidos a serem repostos. Dê preferência a isotônicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário