14 de julho de 2014
Futuro do Futebol e outros esportes no País não vai mudar se não mudar a forma como o povo vê o esporte.
Estou vendo toda a mídia mobilizada na contratação de um profissional "ESTRANGEIRO" para dirigir a Seleção do País do Futebol.
Podem contratar quem quiserem, se não fizer investimento na base não adianta contratar ninguém de fora, só se for Jesus para fazer um milagre.
O que está acontecendo no Futebol e nos outros esportes brasileiros é o mesmo que acontece na educação, o País quer grandes profissionais sem investir na educação básica. No esporte está do mesmo jeito. E não adianta falar que contratar um profissional para atender mais de 100 crianças é investimento na base. Além do material esportivo, é necessário uma equipe de apoio, que cuide da saúde dos futuros atletas.
Será que tem se pensado em alguns detalhes da formação do ser humano como: o que estes meninos das escolinhas e projetos sociais comem e bebem no seu dia dia em casa, quantas horas de sono dormem por noite, a que tipo de situações eles estão expostos no dia a dia. Se isto é importante para uma pessoa comum muito mais é para aqueles que queremos que sejam o ATLETAS DO FUTURO.
Quando um destes atletas ganha um título chega alguém, bate nas suas costas e dizer parabéns e pronto. Mas se perde, " AQUI NADA VAI PARA FRENTE" ou dizem "ELES NÃO TEM ESTRUTURA PARA COMPETIR COM O PESSOAL DE FORA".
E não vão ter mesmo, por que até hoje não lhes foi dada um mínimo de estrutura para treinar, o que eu vejo por ai são pensamentos retrógrados, inclusive profissionais para os quais treinamento não é repetição e sim bater pelada com titulo de treino.
Treinar consiste em aprimorar uma técnica, uma jogada a tal ponto que isto seja um movimento quase involuntário, a tal ponto que o atleta possa executar este movimento, esta jogada, sob a pressão de uma competição. Para isso o treinador precisa criar situações de dificuldade para os atletas.
Sou profissional das lutas, e vejo a dificuldade que é trabalhar repetição com garotos que já praticam futebol a algum tempo.
E como o povo brasileiro vê o esporte é outro problema mais grave ainda, o povo Brasileiro vê o esporte como uma passatempo e pior, para boa parte da população desnecessário. Não veem o esporte como qualidade de vida, saúde, ótimo meio para afastar crianças e adolescentes das drogas e outros caminhos, inversos.
É preciso valorizar a prática esportiva diária, saudável e bem orientada, não adianta querer o povo todo na frente da TV em época de Copa do Mundo, é preciso que façamos o povo ter orgulho do nosso esporte no dia a dia, que as pessoas conheçam cada dificuldade de um atleta, para torcer junto e de verdade sofrer junto, não dá para acreditar num sofrimento que em menos de 7 dias passa a alegria pela vitória do algoz.
Prof. William Sedimar!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário