7 de março de 2011

O Taekwondo é extremamente seguro e ergonômico: palavra de médico.


Link original: http://www.taekwondoparatodos.com.br/?p=376
Aos que não treinam TAEKWON-DO e até mesmo aos que treinam há pouco tempo o título da postagem pode soar exagerado, eu sei. Mas é verdade! Faça você mesmo uma pesquisa no seu círculo de amizades e pergunte quais Artes Marciais ou Esportes seus conhecidos treinam ou treinaram. Depois pergunte aos que já treinaram por anos com afinco como são seus joelhos. As respostas serão em sua maioria do tipo: “meus joelhos estão estourados”; “não tenho joelhos!”; “acabei com eles…”; “só doem quando ando”…
E não são só os joelhos: punhos, tornozelos, cotovelos, coluna vertebral etc. … nada escapa à falta de ergonomia da grande maioria das lutas e práticas esportivas!
Mas é o futebol sem dúvida alguma o grande destruidor de articulações, ligamentos, tendões, ossos e músculos. E por uma razão bem simples: é uma batalha campal entre 2 times com 11 soldados de cada lado, que lutam praticamente sem qualquer equipamento de proteção individual, com golpes que podem vir de qualquer direção e em qualquer ponto vital.
Como ultrassonografista e tendo em minha prática diária grande número de exames de ultrassonografia músculo-esquelética (ombro, tornozelo, joelho, punho, coxa, perna etc.) posso atestar na prática o enorme número de lesões musculares, ligamentares e tendíneas que ocorrem na prática do futebol (em especial o amador) e de treinamento de “lutas” as mais variadas.
Daí a pergunta: porque o TAEKWON-DO é diferente? A resposta é relativamente simples: o TAEKWON-DO é uma Arte Marcial recente, desenvolvida e definida por um coreano visionário, General Choi Hong Hi (1918 – 2002), entre os anos de 1945 e 1955, podendo se valer não somente da filosofia e tradição orientais e das técnicas milenares de combate, como também das ciências aplicadas ao movimento da “máquina humana” (em especial a Fisiologia e a Biomecânica). A nova Arte Marcial que surgiu não foi testada em tábuas ou mesmo no sofrimento de seres humanos (você sabia que muitas das antigas Artes Marciais para seu desenvolvimento e amadurecimento se utilizou da flagelação de pessoas, em geral escravos ou condenados, para testar a eficácia de seus golpes?). O desenvolvimento do TAEKWON-DO se deu na mais rigorosa pesquisa científica para validar os golpes realmente eficazes e os pontos vitais vulneráveis a cada um deles; as partes do corpo que foram definidas como “ferramentas de ataque e defesa” foram igualmente estudadas.
A preservação da estrutura física corpórea é fundamental para o TAEKWON-DO: joelhos e todas as demais articulações são preservadas ao máximo; as posturas respeitam os limites naturais. Por isso o TAEKWON-DO É PARA TODOS, podendo ser praticado por pessoas do sexo masculino e feminino, de todas as idades… o que não ocorre com a imensa maioria das práticas esportivas!
Nas minhas próximas postagens (MEDICINA APLICADA) descreverei com detalhes alguns aspectos biomecânicos do TAEKWON-DO que lhe conferem respeito aos limites do corpo humano, e o melhor: sem comprometer sua eficiência.
PALAVRA DE MÉDICO: O TAEKWON-DO É SEGURO E ERGONÔMICO! O TAEKWON-DO É PARA TODOS!
Giovani Godoi (Boosabum e Médico Formado pela UNICAMP)
MEDICINA APLICADA

2 comentários:

  1. Legal. Gostei muito da reportagem. Sou instrutora de Taekwondo e gostei muito de saber de tudo isso, vou passar para meus alunos. Isso vai me ser muito útil em meu trabalho. Obrigado e abraço. Bianca

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca, obrigado por visitar o Blog, fico feliz que a postagem tenha contribuido com o seu trabalho.. Abraço.

    ResponderExcluir