22 de março de 2010

Como anda a prática esportiva em Dom Silvério...

Os Saudenses com mais de 50 anos tem muita história pra contar do tempo em que o povo da Nossa Terra tinha a pratica esportiva como uma atividade lúdica e prazerosa.

Ser jogador do Sport era uma honra, se fosse titular e da equipe principal então era celebridade na cidade.

A torcida comparecia em massa pra ver o jogo que era assistido de cima do barranco não tinha arquibancada...

Tinha voleibol, praticado na praça  São Vicente de Paulo...

Anos mais tarde já no Clube Campestre Saudense me lembro das tardes de sábado no Clube Campestre, uma pelada de Volei, arquibancada cheia, todo mundo esperando uma vaguinha pra brincar.

Raramente se passavam 30 dias sem recebermos ou visitarmos alguma equipe de voleibol da região, sempre masculino e feminino, eram equipes fortes e muito respeitadas em toda região.

Quase todas as tardes se jogava peteca no clube, e não eram 4 ou 8 pessoas não, o espaço era sempre disputado e por muita gente querendo apenas se divertir um pouco.

As gincanas, onde cada rua, ou bairro montava suas equipes de futsal que na época ainda se chamava futebol de salão, de peteca, de volei, tinham os corredores de rua......

E hoje? como anda a prática esportiva em Nossa Terra.

Depois de alguns anos de quase inatividade o Sport Clube Saudense está disputando um campeonato regional, a esperança é de que em breve teremos novamente equipes fortes e bem treinadas na categoria de base como na principal.

A Prefeitura mantém desde 2008 o Projeto Gol de Letra, que embora seja esportivo é uma iniciativa do Setor de Assistência Social, então se é social não tem seu objetivo principal a formação de atletas para o Sport Clube Saudense, embora acredito que isso naturalmente vai ocorrer..

Temos voleibol no Clube Campestre Saudense, graças ao empenho de determinação do Savinho Aleixo, mas é apenas feminino, o masculino apenas infantil, não temos mais uma equipe masculina de voleibol pra defender o nome de Dom Silvério......

A peteca?  Não se vê praticamente ninguém na quadra e isso já faz um bom tempo.....

No futsal sim temos uma escolinha no clube, também às custas do empenho e deteminação do Sargento Dias, mas são apenas garotos, Dom Silvério não tem uma equipe de futsal adulta...... 

Tem as peladas na quadra pública do parque de exposição, mas e a quadra recém coberta do bairro São Geraldo, nada será feito lá?

Temos o Taekwondo no Clube Campestre Saudense que embora já tenha trazido pra cidade títulos expressivos como JIMI, campeonato Mineiro e Brasileiro Interclubes, infelizmente a prática não atinge grande número de pessoas por ser particular.

E a escola onde entra ai?

Antigamente se aprendia jogar volei, handebol e futsal na escola, não que o Governo investisse em esporte no meio escolar da forma como deveria, mas era melhor que hoje. Atualmente meninos e meninas não são incentivados a praticar esporte de natureza alguma dentro da escola. O esporte é lembrado apenas em períodos esportivos internacionais, como Pan, Olímpíadas, Copa do Mundo..

E as aulas de educação física? 

Sei que existem mas não sei como é feito o trabalho, mas meninos e meninas se formam no ensino médio muitas vezes sem saber o rodízio básico do voleibol, quantos atletas compõem uma equipe de basquete, handebol, quanto tempo dura a partida de futsal..

Como podemos mudar isso......


Nenhum comentário:

Postar um comentário